Aṅguttara Nikāya 8.83

Mula Sutta

Raiz

“Bhikkhus, se errantes membros de outras seitas perguntarem, ‘No que estão enraizados todos os fenômenos? Como eles passam a existir? Qual é a sua origem? Onde eles convergem? Qual é o estado que preside? Qual é o seu princípio governante? Qual é o seu estado transcendente? Qual é o seu cerne?’ Assim perguntados, como vocês responderiam?”

“Para nós, senhor, os ensinamentos têm o Abençoado como origem, como guia e como refúgio. Seria bom se o Abençoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abençoado, os bhikkhus o recordarão.”

“Nesse caso, bhikkhus, ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.”—“Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“Se errantes membros de outras seitas lhes perguntassem, ‘No que estão enraizados todos os fenômenos? Como eles passam a existir? Qual é a sua origem? Onde eles convergem? Qual é o estado que preside? Qual é o seu princípio governante? Qual é o seu estado transcendente? Qual é o seu cerne?’ Vocês deveriam responder:

“‘Todos os fenômenos estão enraizados no desejo.

“‘Todos os fenômenos passam a existir através da atenção.

“‘Todos os fenômenos têm o contato como origem.

“‘Todos os fenômenos convergem na sensação.

“‘Todos os fenômenos têm a concentração como estado que preside.

“‘Todos os fenômenos têm a atenção plena como princípio governante.

“‘Todos os fenômenos têm a sabedoria como estado transcendente.

“‘Todos os fenômenos têm a libertação como cerne.

“Se errantes membros de outras seitas lhes perguntarem, assim é como vocês deveriam responder.”