Saṃyutta Nikāya 35.104

Yogakkhemi Sutta

Segurança contra o Cativeiro

Em Savatthi. “Bhikkhus, eu farei para vocês uma exposição do Dhamma sobre aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.”—“Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“E qual, bhikkhus, é a exposição do Dhamma sobre aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro? Existem, bhikkhus, formas conscientizadas através do olho que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Elas foram abandonadas pelo Tathagata, cortadas pela raiz, feitas como com um tronco de palmeira, eliminando-as de tal forma que não estarão mais sujeitas a um futuro surgimento. Ele declara que o esforço [deve ser feito] para o seu abandono. Portanto, o Tathagata é chamado aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro.

“Existem, bhikkhus, sons conscientizados através do ouvido … objetos mentais conscientizados pela mente que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Eles foram abandonados pelo Tathagata, cortados pela raiz, como um tronco de palmeira, eliminando-os de tal forma que não estarão mais sujeitos a um futuro surgimento. Ele declara que o esforço [deve ser feito] para o seu abandono. Portanto, o Tathagata é chamado aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro.

“Essa, bhikkhus, é a exposição do Dhamma sobre aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro.”