Aṅguttara Nikāya 5.159

Udayi Sutta

A Respeito de Udayin

Ouvi que em certa ocasião o Abençoado estava em Kosambi, no Parque de Ghosita. Nessa ocasião o Venerável Udayin estava sentado cercado por uma grande assembléia de chefes de família, ensinando o Dhamma. O Venerável Ananda viu o Venerável Udayin sentado cercado por uma grande assembléia de chefes de família, ensinando o Dhamma, e vendo isso foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse:

“O Venerável Udayin, senhor, está sentado cercado por uma grande assembléia de chefes de família, ensinando o Dhamma.”

“Não é fácil ensinar o Dhamma, Ananda. O Dhamma deveria ser ensinado somente quando cinco qualidades estiverem estabelecidas na pessoa que ensina. Quais cinco?

“O Dhamma deve ser ensinado com o pensamento, ‘Eu falarei de modo gradual.’

“O Dhamma deve ser ensinado com o pensamento, ‘Eu falarei explicando a seqüência [de causa e efeito].’

“O Dhamma deve ser ensinado com o pensamento, ‘Eu falarei por compaixão.’

“O Dhamma deve ser ensinado com o pensamento, ‘Eu falarei sem o propósito de recompensa material.’

“O Dhamma deve ser ensinado com o pensamento, ‘Eu falarei sem lesar a mim ou os outros.’

“Não é fácil ensinar o Dhamma, Ananda. O Dhamma deve ser ensinado somente quando essas cinco qualidades estiverem estabelecidas na pessoa que ensina.