Saṃyutta Nikāya 56.3

Kulaputta Sutta

Membros de Clãs

“Bhikkhus, quaisquer membros de clãs que no passado de modo correto deixaram a vida em família pela vida santa, todos eles assim o fizeram para penetrar as Quatro Nobres Verdades como elas na verdade são. Quaisquer membros de clãs que no futuro de modo correto deixarão a vida em família pela vida santa, todos eles assim o farão para penetrar as Quatro Nobres Verdades como elas na verdade são. Quaisquer membros de clãs que no presente de modo correto deixam a vida em família pela vida santa, todos eles assim o fazem para penetrar as Quatro Nobres Verdades como elas na verdade são.

“Quais quatro? A nobre verdade do sofrimento, a nobre verdade da origem do sofrimento, a nobre verdade da cessação do sofrimento, a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento. Quaisquer membros de clãs que no passado de modo correto deixaram a vida em família … deixarão a vida em família … deixam a vida em família pela vida santa, todos eles assim o fazem para penetrar as Quatro Nobres Verdades como elas na verdade são.

“Portanto, bhikkhus, um esforço deve ser feito para compreender: ‘Isto é sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’”