Saṃyutta Nikāya 56.55
Mahapathavi Sutta
A Terra
“Bhikkhus, suponham que um homem colocasse sete pequenas bolas de argila do tamanho dos caroços da jujuba no grande planeta terra. O que vocês pensam, bhikkhus, o que é maior: aquelas sete pequenas bolas de argila do tamanho dos caroços da jujuba que ali foram colocadas ou o grande planeta terra?”
“Venerável senhor, o grande planeta terra é maior. As sete pequenas bolas de argila do tamanho dos caroços da jujuba não são quase nada. Comparado ao grande planeta terra, essas sete pequenas bolas de argila do tamanho dos caroços da jujuba não são calculáveis, não têm comparação, não representam nem uma fração.”
“Assim também, bhikkhus, para um nobre discípulo com o entendimento consumado que penetrou as nobres verdades, o sofrimento que foi destruído e extinto é muito maior, enquanto que aquele que resta é quase nada. Comparado com a massa de sofrimento anterior que foi destruída e extinta, o que resta não é calculável, não tem comparação, não representa nem uma fração, visto que haverá no máximo sete vidas. Ele é um daqueles que compreende como na verdade é: ‘Isto é sofrimento.’ Ele compreende como na verdade é: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ Ele compreende como na verdade é: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ Ele compreende como na verdade é: ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’
“Portanto, bhikkhus, um esforço deve ser feito para compreender: ‘Isto é sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’”