Aṅguttara Nikāya 3.89

Sikkhataya Sutta

Os Treinamentos

“Bhikkhus, há esses três treinamentos. Quais três? O treinamento na virtude superior, o treinamento na mente superior e o treinamento na sabedoria superior.

“E qual, bhikkhus, é o treinamento na virtude superior? Aqui, um bhikkhu é virtuoso. Ele permanece contido de acordo com o Patimokka, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude. Isso é chamado o treinamento na virtude superior.

“E qual, bhikkhus, é o treinamento na mente superior? Aqui, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades não hábeis, um bhikkhu entra e permanece no primeiro jhana … no segundo jhana … no terceiro jhana … no quarto jhana … Isso é chamado o treinamento na mente superior.

“E qual, bhikkhus, é o treinamento na sabedoria superior? Aqui, um bhikkhu compreende como na verdade é: ‘Isto é sofrimento’, ‘Esta é a origem do sofrimento’, ‘Esta é a cessação do sofrimento’, ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’ Isso é chamado o treinamento na sabedoria superior.