Saṃyutta Nikāya 46.29
Ekadhamma Sutta
Uma Coisa
“Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra coisa que, quando desenvolvida e cultivada, conduz ao abandono das coisas que agrilhoam de forma tão eficaz como esta: os sete fatores da iluminação. Quais sete? O fator da iluminação da atenção plena … o fator da iluminação da equanimidade.”
“E como, bhikkhus, os sete fatores da iluminação são desenvolvidos e cultivados para que conduzam ao abandono das coisas que agrilhoam? Nesse caso, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminação da atenção plena, que tem como base o afastamento, desapego e cessação, que amadurece no abandono … Ele desenvolve o fator da iluminação da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego e cessação, que amadurece no abandono. Quando os sete fatores da iluminação são desenvolvidos e cultivados desse modo é que eles conduzem ao abandono das coisas que agrilhoam.
“E quais, bhikkhus, são as coisas que agrilhoam? O olho é uma coisa que agrilhoa; é aqui que esses grilhões, correntes e algemas surgem. O ouvido é uma coisa que agrilhoa … O nariz é uma coisa que agrilhoa … A língua é uma coisa que agrilhoa … O corpo é uma coisa que agrilhoa … A mente é uma coisa que agrilhoa; é aqui que esses grilhões, correntes e algemas surgem. Essas são chamadas de coisas que agrilhoam.”